Cortinas e Persianas: como fazer a combinação perfeita?

(Crédito da imagem:  arquitetas Luciana Hakin e Vanessa Viali.)

Cortinas e persianas podem conviver harmonicamente em um mesmo ambiente? 

Talvez você já tenha feito essa pergunta para si mesma (o), não é mesmo? 

Contudo, muito embora algumas pessoas alimentem a crença de que ao decorar um determinado ambiente, o uso de persianas anulem a existência de cortinas, e vice-versa, a grande verdade é que é possível lançar mão das duas opções.

E o melhor de tudo: é possível fazer uma combinação perfeita, elevando a estética e a decoração dos seus ambientes. 

Quer saber como fazer a combinação perfeita entre cortinas e persianas? Então continue a leitura desse artigo especial que a Cardoso e Pereira Decorações preparou, só pra você! 

Cortina e persiana: entendendo as diferenças 

Antes de falarmos sobre como combinar cortinas com as persianas, é interessante definirmos cada um dos itens e compreender suas diferenças básicas: 

  • Cortina

Se trata de uma peça normalmente suspensa por argolas ou trilhos, geralmente confeccionada de algum tipo de tecido, muito usada como objeto decorativo, para proteger e enfeitar janelas .

  • Persiana

Podemos dizer que as persianas são peças mais completas e robustas, e com diversas funcionalidades. 

Afinal, além de exercer a função de objetivo de decoração e requinte, a persiana cumpre diversos outros objetivos. Isso inclui, por exemplo, evitar a entrada de ventos e minimizar ruídos.

Além disso, há tipos específicos de persianas para controlar a luminosidade, temperatura, entre outros aspectos.

Outro importante diferencial quando falamos em persianas, diz respeito ao seu sistema de abertura e fechamento, afinal. O movimento é feito tanto por meio de cordões quanto de forma automática, dependendo do tipo e da instalação local.

Um dos benefícios do uso das persianas , diz respeito ao aconchego e privacidade no local. Sem esquecer, é claro, do fato de que elas  enriquecem a decoração de qualquer ambiente onde estão inseridas. 

Dica de como combinar cortinas e persianas

Uma das formas mais perfeitas para estruturar a combinação entre cortinas e persianas é lançar mão de uma cortina que seja confeccionada com um tipo de de tecido transparente e leve.

Com isso, você agrega ao ambiente, beleza e funcionalidade, de uma forma elegante e ao mesmo tempo, bem moderna.

Geralmente, por ser leve, o tecido da cortina trará fluidez à decoração, valorizando ainda mais a persiana.

O resultado, além de estético, resulta em mais aconchego e charme. Se você contar ainda com o projeto de uma arquiteta, por exemplo, verá que as opções podem ir além dos tecidos tom sobre tom na combinação da cortina ou persiana.

Se for do seu gosto, há projetos mais ousados e com ótimos resultados, onde aplica-se uma tonalidade mais forte ou diferente. 

Também é válido o mix de materiais. É o caso do tecido voil das cortinas, combinando com a persiana de madeira, por exemplo. 

Agora que você já sabe que é possível investir no mix decorativo de cortinas e persianas, que tal entrar em contato com nossa equipe e encontrar a melhor solução para seu ambiente?